Revive by Larosy

Dieta rica em fibras pode prevenir câncer de mama

  • Foto Materia
  • Dieta rica em fibras pode prevenir câncer de mama

    A ciência acaba de apontar que alimentos que possuem muitas fibras como goiaba, cebolinha, cenoura, tangerina, soja, arroz integral e aveia previnem tumores na mama. Um estudo da Universidade de Leeds, na Inglaterra, associou o consumo de fibras a uma menor incidência de tumores mamários."Notamos que a ingestão diária de 10 gramas de fibras solúveis derruba em 26% o risco de o mal se desenvolver", conta Dagfinn Aune, líder do projeto.

    Uma das hipóteses levantadas para explicar tal façanha é que as fibras reduziriam o estrogênio que perambula pelo sangue. Se você está se perguntando por que é importante evitar picos de estrogênio, fique sabendo que ele incita a proliferação das células mamárias, independentemente de serem normais ou cancerosas. Então, quando eles estão controlados, o risco de desenvolver câncer diminui.

     

    Outro hormônio intimamente relacionado ao câncer de mama é a insulina, responsável por botar a glicose dentro das células. E as fibras dão um jeito nela também. Afinal, retardam o esvaziamento gástrico - em outras palavras, você fica com o estômago cheio por mais tempo -, o que torna a absorção de açúcar mais lenta. Diante disso, não há necessidade de ter um monte de insulina circulando.

     

    Quando a dieta é rica em fibras, fica mais fácil escapar dos ataques à geladeira e, dessa forma, administrar o ponteiro da balança. Mas, se uma mulher está 40 quilos acima do peso, não adianta só apostar nas fibras. O consumo isolado da substância não elimina todos os outros problemas, portanto sempre é bom prevenir-se.

     

    Fonte: Revista Saude

     

  • tags: saude fibras dieta cancer outubro rosa