Revive by Larosy

Cutículas intactas favorecem a saúde das mãos

  • Foto Materia
  • Cada vez mais as brasileiras aderem à "nova manicure", aquela moda que vem de fora e na qual as cutículas são mantidas intactas. O hábito de tirar a pele ao redor da unha é tipicamente brasileiro, existe por motivos puramente estéticos e tem contraindicações. A principal delas diz respeito à saúde. É que a cutícula forma uma barreira de proteção que impede a entrada de fungos e bactérias no organismo, evitando doenças. Além disso, é na região da cutícula que está localizada a matriz da unha. Inflamações ou traumas nesta área podem ocasionar alterações no formato da unha e o surgimento de estrias, ondulações e descolamentos. Outra vantagem de não tirar as cutículas é a praticidade. Acredite, manter as mãos sempre belas torna-se muito mais fácil. "Não tem mais aquilo de deixar as mãos de molho, cortar e rezar para não 'tirar bife', etc", enumera a blogueira Daniele Honorato, do blog Unha Bonita.

    Aderir à tendência é fácil. Mesmo quem sempre cortou as cutículas com alicate pode eliminar o hábito agora mesmo. Basta fazer uma última limpeza nas unhas. Para isso, tenha em mãos um amolecedor de cutículas, uma espátula ou palitinho de laranjeira, além de um alicate afiado. Espalhe o amolecedor generosamente sobre toda a pele ao redor dos dedos e aguarde de 3 a 5 minutos. Com uma espátula, "varra" toda a pele que está em excesso, limpando bem. Então, com um alicate afiado, corte superficialmente as pontinhas da pele que saltou, tomando o cuidado de eliminar apenas o excesso da cutícula.

    Pode parecer complicado espalhar o esmalte numa unha com cutícula? Se elas estiverem hidratadas e bem cuidadas, o processo é bem simples. Daniele Honorato ensina: "Passe bastante creme hidratante nas mãos e massageie bem, dando ênfase às pontas dos dedos. A seguir, com a ajuda de uma espátula ou palitinho de laranjeira, faça o contorno das cutículas de todas as unhas. Esse cuidado vai facilitar a limpeza do excesso de esmalte depois. Antes de começar a esmaltar, limpe apenas a base da unha com um algodão embebido em removedor para tirar qualquer resíduo do creme e o esmalte fixar melhor". Então, basta aplicar a base e o esmalte, normalmente. Retire o excesso com a ponta do palitinho e, em seguida, limpe ao redor com o mesmo palitinho envolvido em algodão e removedor.

    Repita o processo de afastamento de cutícula sempre que sentir necessidade. Leve em conta que, no início, o processo é mais frequente, pois a pele está se acostumando com a nova rotina e pode levar um tempo até ela se regenerar e parar de crescer. O palitinho, nesse ponto, pode ser substituído por um esfoliante de mãos e unhas (que vai eliminar a pele morta e ressecada) ou ainda por uma escovinha de unhas, que deve ser passada vigorosamente sobre cada dedo envolvido em uma camada generosa de redutor de cutícula. Depois, é só esmaltar. Além disso, é importantíssimo hidratar as cutículas diariamente com um produto específico para isso. Uma dica é sempre ter à mão um produto desse tipo - na gaveta do escritório, no banheiro de casa, na bolsa. Assim, sempre que sentir a cutícula ressecada, massageie um pouco sobre a pele.

     

    Fonte: UOL

     

  • tags: dicas beleza unha saude cuticula