Revive by Larosy

Hábitos que prejudicam a pele

  • Foto Materia
  • Para retardar o aparecimento das rugas ou manchas, é necessário ir muito além dos cremes e ficar atenta aos hábitos diários que podem prejudicar sua pele.

     

    1. O cigarro

    Esse conhecido vilão tem componentes que quebram as fibras elásticas da pele e estimulam a produção de radicais livres. Um estudo da Universidade de Nagoya, no Japão, descobriu que fumar causa uma perda de até 40% no colágeno, além de ressecar a pele e impedir sua oxigenação. Como os danos são irreversíveis, aqui a solução é uma só: abandonar o hábito.

     

    2. Dormir com make

    Usar maquiagem não é problema, desde que ela seja específica para a sua pele. Isso significa ter propriedades hidratantes, se a pele for seca, e ser livre de óleo (ou "oil free") se for oleosa. Mas é preciso tirar o make antes de dormir. Caso contrário, os poros ficam obstruídos e a pele não recebe oxigênio, o que causa ressecamento, o arqui-inimigo da pele linda. Use tonificantes menos agressivos, ou seja, sem álcool.

     

    3. Bebida alcoólica

    Se você adora bebericar, fique esperta. O hábito colabora para a formação de linhas de expressão. Ele, aliás, traz outras consequências, como a desidratação da pele e a formação de radicais livres. Siga a recomendação da dermatologista: "Se for beber, sempre alterne um copo de bebida alcoólica com outro de água". Se você adora um drinque, fique ao menos dois dias na semana sem ingerir álcool.

     

    4. Má alimentação

    Não tem como fugir. Tudo o que comemos influencia nossa saúde. Com as rugas, acontece o mesmo. Produtos industrializados e gordurosos inflamam as células e pioram a pele. "Após os 40 anos, temos de aumentar a ingestão de proteínas para estimular a produção de colágeno", diz a médica. Peixes frescos de água salgada, como atum, e alimentos verde-escuros ajudam nessa missão.

     

    5. Sol sem proteção

    Aqui está o pior inimigo de todos: o sol. A exposição a ele destrói a produção de colágeno e as fibras da pele, causando marcas permanentes - leiam-se rugas. A boa notícia é que a solução é fácil e acessível: é só usar filtro solar (com FPS 30, no mínimo) todos os dias - não só na praia!

     

    Fonte: M de mulher / Mônica Linhares, diretora do Espaço Saúde Rio, membro da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia Estética e da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia a Laser.

     

  • tags: dicas beleza pele manchas rugas