Revive by Larosy

o salto alto e a saúde das pernas

  • Foto Materia
  • Segundo estudo realizado pela Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, o impacto do uso de sapatos de salto (salto agulha e plataforma) na circulação de voluntárias jovens, evidenciou que nestes casos, o sangue apresentava maior tendência a se acumular nas veias das pernas, o que em longo prazo poderia repercutir na saúde destes vasos. O efeito também ocorre em saltos menores, mas com menor intensidade.

    Apesar das evidências científicas, até hoje não se comprovou de forma definitiva que mulheres que usam sapatos de salto alto são as que apresentam mais varizes em membros inferiores do que as que utilizam sapatos baixos. É importante lembrar que as doenças venosas das pernas tem múltiplos fatores, isto é, causadas por diversas variáveis, tais como fatores genéticos, tipo de ocupação profissional e outros.

    Naturalmente, mulheres que usam o salto ocasionalmente estão menos expostas a problemas do que aquelas que usam o salto diariamente por longos períodos.

    Uma forma de amenizar o impacto do uso do salto é realizar exercícios físicos simples, que podem inclusive ser feitos no trabalho, de maneira discreta. Movimentos de flexão e extensão dos pés (feitos na posição sentada, como se estivesse pisando intermitentemente no pedal do acelerador do carro) utilizam a musculatura das panturrilhas e, assim, melhoram o retorno do sangue para o coração. O uso de meias elásticas, desde que devidamente orientado por um cirurgião vascular, também pode aliviar os sintomas. Fique ligada!

     

  • tags: dicas beleza saude sapatos saltos varizes mulher