Revive by Larosy

Conforto e saúde ao vestir-se

  • Foto Materia
  • Sempre escutamos por aí, alguma teses que podem parecer absurdas mas se pararmos e pesquisarmos sobre elas, veremos que fazem algum sentido, às vezes todo o sentido. Você já deve ter escutado pelo menos uma vez que calça apertada causa celulite ou que a calcinha apertada pode escurecer a virilha.

    Pesquisamos e descobrimos que essas duas teses fazem todo sentido. Na realidade, as calças jeans não causas sozinhas os furinhos, mas elas podem sim piorá-los e contribuir para o seu aparecimento, de acordo com o cirurgião vascular Orivaldo Almeida Jr, em entrevista à revista BONS FLUIDOS.

    Isso acontece porque o surgimento de celulite está diretamente relacionado à má circulação, que costuma acontecer com o uso de calças muito justas ao corpo. Além disso, é no quadril que as células de gordura de maior tamanho se concentram, explica a dermatologista Dra Valéria Marcondes. Logo, a área já é naturalmente mais suscetível ao aparecimento da celulite.

    Sem contar que a região do culote também é responsável por concentrar os carboidratos e gordura das frituras, os maiores causadores dos indesejáveis furinhos.

    Além da celulite...

    Roupas apertadas além de agravar os furinhos, ainda podem provocar outros tipos de problemas, como pelos encravados e estrias. Calça muito apertada pode causar foliculite, pois corta o pelo, causando uma inflamação no folículo, área em que o pelo nasce. Por isso, algumas mulheres ficam com aqueles carocinhos no bumbum. Outro problema são as estrias, já que as fibras elásticas da pele podem ser danificadas pelas roupas apertadas. Esse aperto pode ainda contribuir para o aparecimento de varizes e gerar um mal-estar digestivo caso o aperto se estenda até a barriga.

    Segundo o Dr. Orivaldo, em apenas um caso o aperto é bem-vindo: se a calça for mais larga do joelho para cima e mais justa dali para baixo. “Um pouco de compressão inferior favorece a circulação venosa porque esse sangue corre de baixo para cima, então ela o impulsiona”, explica.

    Entretanto, essa moda ainda não pegou! Sendo assim, a solução é evitar os modelos justos demais, lembrando que as peças de stretch não se inserem nesse grupo, já que possuem elastano em sua composição, favorecendo o conforto e movimentação.

    A calcinha

    Muitas mulheres relacionam o escurecimento da virilha somente aos processos agressivos de depilação. Mas saiba que a calcinha apertada também está na lista dos inimigos de uma pele sem manchas.

    Segundo o dermatologista Marcelo Bellini, em entrevista à revista BOA FORMA, o escurecimento causado pelo uso de peças íntimas apertadas “pode acontecer, principalmente em mulheres de pele morena e negra, os tipos mais sujeitos à pigmentação”. Isso porque o atrito da calcinha apertada provoca um espessamento da pele da região, gerando o escurecimento.

    O ideal, então, é usar modelos mais folgados, de preferência sem costura nem elástico e confeccionados com tecidos que absorvem o suor, como o algodão. Os melhores modelos são a string, de lateral fina e com regulagem, que faz a pele se adaptar perfeitamente a cada tipo de corpo; e a boxer feminina que não possui costura na virilha. Fique atenta!

    Fontes: Revista Bons Fluidos/ Revista Boa Forma / Portal M de mulher

  • tags: Mulher Dicas Moda Lingerie Saúde Estética