Revive by Larosy

Saiba usar os looks estampados que ganharam as passarelas nessa temporada

  • Foto Materia
  • Nos desfiles que aconteceram nas últimas semanas e apresentaram a temporada verão 2012 internacional, os looks totalmente estampados parecem ser o bam bam bam da próxima estação. Não importa o comprimento, volume ou inspiração, desenhos grandes e chamativos ganham os tecidos sem dispensar as cores fortes.

    Flores e traços de referência étnica se destacam. Estes últimos trazem peças de efeitos manchados e também reforçam mais uma temporada de domínio das estampas inspiradas em peles de animais.

    Os desenhos aparecem em todas as peças: macacão, vestidos longos e curtos, calças, blusas e casacos, tanto em peças mais formais como nos looks básicos do dia a dia.

    Com base nessas coleções, a consultora de imagem Flávia Quintella apresentou ao Portal Terra um guia sobre como combinar itens estampadões. Escolhemos as melhores e apresentamos aqui pra você arrasar sem errar. Confira:

    1) Estampas podem ser usadas em todo o look, desde que combinadas com acessórios mais discretos. Ao usar uma roupa com estampa muito chamativa, opte por bolsas e sapatos de cores neutras, ou em uma das cores da estampa. O ponto focal da roupa deve ser a estampa e não os acessórios. Brincos, pulseiras e colares também devem ser mais discretos, para não brigar com a estampa.

    2) Mas caso a estampa chamativa esteja localizada em apenas um ponto, as opções aumentam. Ao usar uma saia estampada com uma blusa lisa, uma pulseira mais chamativa está liberada ou mesmo uma bolsa de cor contrastante.

    3) Roupas com desenhos grandes não estão proibidas para ninguém, desde que a pessoa se sinta confortável nelas. As mais gordinhas devem evitar estampas muito miúdas, enquanto as mais magrinhas devem evitar as estampas maiores. As mais curvilíneas devem optar por estampas com curvas (flores, poás, desenhos geométricos que não formem ângulo). Já para quem possui um corpo com linhas mais retas, as melhores são as estampas em linhas geométricas e o xadrez.

    4) Uma boa dica é comparar o tamanho da estampa com a sua mão. Se for uma estampa floral na peça inteira, por exemplo, o tamanho da flor deve ser no máximo do tamanho da palma da sua mão.

    5) As estampas podem ser usadas durante o dia e à noite, em eventos mais informais e mais formais. Vai depender da estampa e do tecido que se usa. Já os tecidos mais finos (mais sofisticados) normalmente trazem estampas mais elegantes, ótimas para casamentos e festas.

    6) Se a estampa for muito chamativa, opte por um penteado mais simples, como um coque ou mesmo o cabelo solto arrumado para uma festa, ou um coque mais despojado para o dia a dia. Durante o dia a maquiagem deve ser mais leve sempre, usando roupa estampada ou não. À noite, a maquiagem pode ser mais caprichada mesmo com look estampado. Mas se for marcar mais o olho, não exagere no batom. E vice-versa.

    7) Só não vale muito de tudo: estampa muito chamativa, com cabelo superelaborado e maquiagem carregadíssima. O bom senso deve prevalecer sempre!

    Fonte: Terra

  • tags: Moda Dicas Mulher Tendências